terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ora bem..

Numa altura em que o tema da ordem do dia é a eutanásia (e depois de ler muita merda (peço desculpa mas é este o termo mais indicado) em facebooks de jornais), também eu quis deixar a minha opinião no meu facebook). É um texto MUITO meu  e peço que, caso queiram partilha.lo, falem comigo antes (através da caixa de comentários).

"Vamos falar sobre a morte assistida? Primeiro vamos a apresentações: sou a M. e tenho 23 anos. Sou uma pessoa normal e consigo tomar decisões por vontade própria.Ah! Sou humana! Mas sabem? Também sou "doente". Doente de uma doença rara e (ainda) sem cura. A minha doença pode ou não provocar dores aos seus portadores. E quando provoca... Digamos que saiu.me a lotaria e sofro de dores que me matam por dentro. Dores d.i.á.r.i.a.s. "Ah, existem medicamentos que controlam as dores." Oh meus amigos, não venham dizer isso a uma pessoa que toma medicação d.i.á.r.i.a desde 2006 e pasmem.se, continua a ter dores que ninguém (NINGUÉM!) consegue imaginar.  Sou totalmente a favor da eutanásia. Adoro viver, adoro as minhas pessoas e os meus amigos, adoro estar aqui mesmo quando a Vida já me roubou tanto. O sorriso. O choro. A audição. E sim, também me deu.Deu e dá. Muito!Continuo a Acreditar, não julguem o contrário.A Acreditar na Vida. Na cura. Em mim. Estou e estarei grata aos meus médicos, enfermeiros (e existem muitas mais pessoas) por TUDO (e só eu e os meus pais sabemos o quanto tem sido este tudo)o que tem feito por mim ... No entanto, chega uma altura em que viver com dores angustiantes, não é viver.É sobreviver. E é por esse motivo, que entendo, na perfeição, quem escolhe acabar com o seu sofrimento."Mas essa decisão vai deixar a família e amigos devastados!" Eu, que pouco ou nada sei da Vida, pergunto: Mas a família não irá sofrer sempre? Quer a pessoa que amam escolha a eutanásia e assim deixe de sofrer ou escolha viver suportando todas as dores, todos os tratamentos que pouco ou nada irão ajudar, todas as esperanças que já nascem mortas e pior: ver diariamente á nascem mortas e pior: ver diariamente a dor no rosto do núcleo familiar e amigos. Enumerei SÓ ALGUNS exemplos mas digam.me: chamam a isto viver?Pessoas, isto é sobreviver!Isto é desumano! Escolher morrer com dignidade, a meu ver, não é desistir!Escolher morrer para pôr fim ás dores e ao sofrimento, é acto de coragem! Ninguém tem o direito de julgar quem tome a dura e cruel decisão de pôr um fim à Vida. Aqui, na Terra. É algo extremamente pessoal e que só pode ser decido por uma única pessoa. A pessoa que vive, na própria pele, em sofrimento constante durante anos, meses, dias, horas e segundos. Evidentemente que cada um tem direito à sua opinião, no entanto não podem julgar. Podem fazer uma coisa muito simples: respeitar. Dêem valor ao que tem no vosso Mundo. Principalmente a algo que não se vê mas que é o mais importante da Vida: à Saúde.

MJI "
posted from Bloggeroid

2 comentários:

  1. Só posso dizer que estou completamente de acordo contigo. Há coisas que só quem passa por elas sabe do que fala. Não vale a pena debitar bitaites sobre isto ou aquilo sem saber realmente do que se fala, embora quem o faça também tenha o direito de o fazer. No fundo, neste assunto e em tantos outros, trata-se apenas de respeitar em vez de julgar, embora isso pareça às vezes demasiado difícil...

    ResponderEliminar
  2. Pois eu até ao momento estou bem e com todas as minhas capacidades em excelente forma e mesmo assim concordo com cada palavra que disseste, não escolhemos nascer mas pelo menos podemos escolher partir e isso devia de ser um direito.


    beijinho

    ResponderEliminar