.. as crianças/jovens de hoje em dia ligam mais a uma tradição americana do que a uma tradição tão portuguesa como é o Pão por Deus.
Vivi o Pão por Deus e era tão feliz!
Actualização: A R* deixou-me um comentário a dizer que não sabia o que era o Pão por Deus e deu a sugestão de eu escrever aqui o que é essa tradição. Não vou usar palavras pomposas e talvez não consiga explicar no que consiste, vou só recordar os dias que vivi a pedir o Pão por Deus.
Acordava super ansiosa para me juntar a um pequeno grupo de amigos e íamos todos juntos pela aldeia bater ás portas e dizíamos 'Pããão por Deus''. Cada um dava o que podia, desde rebuçados, chupas, chocolates, fruta, castanhas, amendoins, balões e alguns chegavam a dar moedas. Os meus amigos levavam sacos de plástico para colocar estes tesouros mas eu não, isto porque sempre me ensinaram que devia de levar um taleigo. E sabem? Eu recebia mais coisas porque levava o taleigo e não um saco de plástico.
Vivi o Pão por Deus e era tão feliz!
Actualização: A R* deixou-me um comentário a dizer que não sabia o que era o Pão por Deus e deu a sugestão de eu escrever aqui o que é essa tradição. Não vou usar palavras pomposas e talvez não consiga explicar no que consiste, vou só recordar os dias que vivi a pedir o Pão por Deus.
Acordava super ansiosa para me juntar a um pequeno grupo de amigos e íamos todos juntos pela aldeia bater ás portas e dizíamos 'Pããão por Deus''. Cada um dava o que podia, desde rebuçados, chupas, chocolates, fruta, castanhas, amendoins, balões e alguns chegavam a dar moedas. Os meus amigos levavam sacos de plástico para colocar estes tesouros mas eu não, isto porque sempre me ensinaram que devia de levar um taleigo. E sabem? Eu recebia mais coisas porque levava o taleigo e não um saco de plástico.
posted from Bloggeroid
Tenho 23 anos... Nunca ouvi falar disso do pão por deus... Podias falar aqui no blogue do que é isso... :/
ResponderEliminarSe as crianças ligam a culpa não é delas, mas desde já digo que também não é necessariamente dos pais...
ResponderEliminarOhhh que fofinho :) E isso do taleigo, muito muito lindo :)
ResponderEliminarBeijinho e obrigada pela explicação. Já aprendi algo novo, é o que é :)
Tenho 41 e nunca soube o que era o pão por Deus até ir trabalhar para a Madeira. Lá na minha terra em trás-os-montes não se usa.
ResponderEliminar